KERIGMA - O ANUNCIO

           KERIGMA- O ANÚNCIO É FEITO.
 
Deus te ama !
Mas porque não o sinto?
Porque és pecador e necessitado de salvação.
E qual é a solução?
Jesus já te salvou.
Que devo fazer então?
Crê e converte-te já, proclamando Jesus como Salvador e Senhor.
Como acontece isso?
Pede e recebe o dom do Espírito Santo.
E agora o que faço?
Persevera com Jesus na comunidade Igreja junto com os irmãos.
O AMOR DE DEUS...

Deus criou o homem, pôr amor, à sua imagem e semelhança.
Chamando-o à vida à existência também pôr amor, chamou-o “ào amor” (para amar)
Ai o homem pôde gozar de toda a criação, dominar tudo o que existe sobre a terra e é convidado a manter uma relação pessoal com o Criador.
Tudo o que existe na terra e no céu, foi criado e entregue por Deus àos  homens.
Diz o livro do Gênesis: “Que ele reine sobre os peixes do mar; sobre as aves do céu, sobre os animais e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis” – Gn 6. 1-26.
Podemos contemplar a grandeza ou a beleza de suas obras. Todas feitas para nós, com amor, sabedoria e perfeição. O amor divino se expressa em todo o Universo.
A vida é o maior presente que Deus nos deu. Nós nascemos do Amor, viemos pelo Amor de Deus um amor infinito e incondicional.
Deus fez da espécie humana sua obra-prima e revestiu-a de inteligência. Deus criou tudo por cada um de nós, para que pudéssemos existir, para desfrutar de tudo isso, viver feliz, porque Ele nos ama.

DEUS O AMA DE UMA MANEIRA PESSOAL E INCONDICIONAL

Deus o ama de maneira especial, de maneira única, embora todos nós sejamos diferentes uns dos outros, mas somos feitos à imagem e semelhança de Deus.
Deus não impõe nenhuma condição para amá-lo. Simplesmente o ama como você é neste momento. Não importa o que você tenha feito no passado: pecados, vícios, efeitos, etc. Deus o ama sempre da mesma maneira, porque seu amor é eterno.
Não importa o que você seja neste momento: problemas complexos, incompreensões, dúvidas. Deus o ama sempre da mesma maneira, porque seu amor é eterno.
Deus é amor, pôr isso não exige nada para amá-lo. Não existe nada pelo que Deus poderá deixar de amá-lo. Nada do que você tenha feito, diminui o amor de Deus pôr você, e nada do que você possa fazer irá diminuir o amor de Deus pôr você.   

“Mesmo que os montes se retirem e as colinas vacilem, meu amor nunca vai se afastar de você, minha aliança de paz não vacilará, diz Javé.” IS. 54- 10

Deus ama a cada pessoa da mesma maneira. Isso significa que Ele não ama a ninguém mais do que a outro. Seu amor é eterno. Amor Eterno é amor sem prazo de validade sem vencimento. É amor para sempre. É amor sem esperar nada em troca.

               DEUS O AMA PESSOALMENTE PORQUE É SEU PAI...
Com a mesma ternura que um pai ama seu filho, Deus ama você , pôr que foi Ele              que te criou. Poderíamos perguntar: Porque eu amo meu filho? Porque é meu filho          simplesmente. Então é isso... Deus ama você simplesmente pôr que você é filho dele.

Deus ama a todos os homens. Ama a cada um de nós de maneira pessoal...única, como cada um de nós necessita ser amado. Deus nos ama pôr que foi ele quem nos gerou...que nos formou. Deus não nos ama pelo que nós fazemos, mas pelo que Ele é, nosso Pai.

     
      DEUS QUER O MELHOR PARA VOCÊ PORQUE VOCÊ É SEU FILHO
Deus o ama muito, como você é, mas o ama tanto que não quer deixar você assim. Ele quer algo muito melhor para você.
Exatamente porque o ama, Ele quer o melhor para você, e tem um plano que fez com toda a sabedoria e amor para você.

“Deus pôr meio de seu poder, pode realizar em nós, em tudo, infinitamente muito mais, do que pedimos ou pensamos”... EF_ 3.20

Seus planos superam em muito o que você imagina ou pode pensar para seu bem.

Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos caminhos de vocês, e os meus projetos estão acima dos projetos de vocês”...IS 55-9


“Jesus disse; Subo para junto de meu Pai, que é o Pai de vocês, para junto de meu Deus,          que é o Deus de vocês...” JO- 20- 17 b


                             DEUS TOMOU A INICIATIVA DE AMÁ-LO

Deus o ama, e a única coisa que ele lhe pede é que : - creia em seu amor , que creia nele que confie no plano dEle, mais que no seu...
A primeira coisa que Deus pede não é que o amemos, e sim que nos deixemos ser amados pôr Ele. Ele quer chegar a nós... Não se trata de que nós O alcancemos, mas que nos deixemos alcançar pôr Ele. Antes que começássemos a buscá-lo, Ele já nos estava buscando.Ele já tomou a iniciativa...aceito-o.

“O amor não consiste em que amemos a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro.”IJo4.19.        
“Não fomos nós que O escolhemos, Foi ele quem nos escolheu primeiro” IJo15-16)


                                                     MAIOR PROVA DE AMOR
                                                         
Maior prova de amor de Deus para nós....

Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que neLe creia não morra, mas tenha a vida eterna...” JO 3-16

Estávamos condenados à destruição da morte eterna, e Deus enviou seu único Filho, para que morresse pôr nós...Seremos capazes hoje de morrer pôr alguém.
Deus nos ama com seu amor eterno, e é ele que nos favorece com esse amor.
Deus ama a todos os homens, porque somos seus filhos e obras de suas mãos.
Ama bons e maus, homens e mulheres, católicos e protestantes, ateus ou perseguidores da  Igreja. Ele ama a todos indistintamente, porque somos seus filhos. Deus não nos ama pelo que fazemos, mas pelo que somos: SEUS FILHOS.
Deus não nos ama, porque somos bons, mas porque Ele é bom...
Deus não nos ama, porque nós o amamos, mas porque Ele é amor.. (IJo 4-8).

Quanto mais o amor de Deus vai penetrando em nós, menos poder sobre nós exercerá o amor do mundo.
Não há compatibilidade entre o amor de Deus e o amor do mundo.
O amor Divino, vivido em plenitude renovado a cada dia, faz o homem vencer em si o amor ao mundo, e faz reinar o Amor de Deus em você.
O amor de DEUS, não se instala em nosso coração como em um passe de mágica, o que queremos que muitas vezes aconteça.
Há necessidade de tempo e de diálogo para que esse amor vá sendo sedimentado, vai sendo construído dentro de nós.
Para recebermos esse amor, necessitamos também de algo que está na palavra de Deus: disciplina.

 “O ensinamento é uma luz, a correção e a disciplina são o caminho da vida.” Pr 6.23b.


O AMOR DE DEUS NOS SEDUZ.
Toda pessoa tocada pelo amor de Deus, sensibilizada pôr ele, passa pôr uma significativa mudança em sua vida. Algo de novo começa acontecer em seu coração, ocasionando uma transformação radical, pôr vezes, imediata, e em outras, de forma mais gradativa, mas sempre crescente e dinâmica. passa-se a viver uma vida, segundo Deus e seus valores.
Ao conhecer o amor de Deus e crermos nesse amor, deixando-nos tocar e ser transformados pôr ele, nossas vidas jamais foram as mesmas., vai ser um caminho novo, cheio de surpresas que o amor divino prepara para os que nele confiam.
Quanto mais o amor de Deus vai penetrando em nós, menor poder sobre nós exercerá o amor do mundo.
------------



O PECADO E SUAS CONSEQUENCIAS

Muitas vezes não experimentamos o amor de Deus pôr causa dos nossos pecados. O pecado cria divisões entre os homens, desarmoniza o nosso interior, e nos afasta de Deus. Pecado é uma ruptura com Deus. O pecado é a causa de todos os males que afligem a humanidade. Devemos ter consciência que não conseguimos nos salvar sozinhos. Primeiro passo è reconhecer nossos pecados sendo a única condição para experimentar o perdão.
Pecado é não crer em Deus, não confiar em Deus e no seu plano de salvação. “Todos pecaram e são privados da gloria de Deus...” Rm 3.23 Todos nós nascemos com a semente do pecado. (a partir do momento que adão foi expulso do paraíso) Se pecamos nos afastamos de Deus. Não sentimos o amor de Deus, pois existe uma barreira entre nós e Deus (os pecados). Quanta coisa que o inimigo usa para nos separar de Deus não é mesmo? Crenças em amuletos, horóscopo, benzedeiras, leituras de mão, curandeirismo, bruxismo etc.
Precisamos renunciar a tudo o que o inimigo nos traz, mesmo que fazemos sem saber. Renuncie a todos os males. Invejas, ódios, adivinhações, amuletos, aos apegos do mundo, ídolos (amor ao dinheiro, amor a bens materiais, etc..) Satanás hoje se fantasia de homem ou mulher bonita,bondosa, disfarçando-se de Luz. “O salário do pecado é a morte” Rm 6-23 O Sofrimento não é obra de Deus, é a conseqüência do pecado. Deus transforma o sofrimento, que é o salário do pecado, em matéria prima de nossa salvação dando assim, um sentido à dor que passamos. A partir daí, sob a luz da Fé, podemos sofrer com esperança. O pecado, como nossa sombra, é inseparável de nós. Só existem duas maneiras de não termos sombra: - estar em completa escuridão, o que é ainda pior: - Ser Luz, porque a luz não tem sombra, mas isso é impossível para a nossa natureza.
Querer salvar nossa vida pôr nossas próprias forças é afundarmo-nos ainda mais no desespero diante da impossibilidade. Buscamos a salvação em caminhos falsos: materialismo, humanismo sem Deus, comunismo ou capitalismo. Vamos buscar a salvação onde ela não existe. Quando confiamos em falsos ídolos: satanismo, bruxaria, curandeirismo, controle mental, meditação transcendental, conhecimento do futuro, esoterismo etc. Somos cegos, incapazes de encontrar o caminho, e nenhuma outra pessoa pode nos ajudar porque, como nós, é também cega. Necessitamos de um poder do alto que não temos. Reconheçamos nossa pequenez. Estamos amarrados no laço do pecado, que não nos permite, pôr mais esforço que façamos,chegar à margem da salvação. Nessa nossa boa intenção, nem nossas obras, nem nossa própria justiça são capazes de nos levar à salvação.
Necessitamos de alguém que desamarre o laço do pecado. O homem tem um problema que não pode solucionar, e um inimigo que não pode vencer. O homem, com toda a sua ciência e com todo o seu poder, é incapaz de derrubar o príncipe desse mundo e tirar o pecado desse mundo: faz o mal que não quer e não faz o bem que se propõe. O homem é de natureza pecadora, pôr isso, peca.

Portanto, não pode modificar-se a si mesmo. Pôr suas próprias forcas, não é capaz de renovar-se, de tornar-se nova criatura, de mudar seu coração, de solucionar o problema da sua existência. O homem não pode salvar-se a si mesmo, e portanto, nenhum homem pode salvar outro homem. Um cego não pode guiar outro cego. “Aquele que quer salvar a sua vida pôr si próprio, vai perdê-la” Mt 16.25 Deus tem um inimigo pessoal, que procura afastar seus filhos com mentiras e perversões; trata-se de satanás, que é o príncipe da mentira.
Desde o principio ele se rebelou contra Deus, tratou de perder nossos primeiros pais no paraíso, fazendo-os crer que, pôr suas próprias forças e meios poderiam ser como Deus. Através de suas mentiras, faz-nos crer que, pôr nossas próprias forças e capacidade, alcançaremos felicidade, segurança e salvação.
Apresenta-nos o poder mundano como fonte de felicidade. Engana-nos com o materialismo e o consumismo, fazendo-nos crer que na medida em possuirmos mais coisas, seremos mais homens, seremos mais poderosos. Seduz-nos com aparências exteriores que não transformam o coração humano. De uma maneira especial atua e influi em nós pôr meio de todo o esoterismo e ocultismo, que é o pecado contra a fé, pois se trata de falta de confiança em Deus único e verdadeiro, já que faz fabricar ídolos nos quais se põe a confiança. Portanto é absolutamente necessário pedir perdão a Deus pôr esse pecado e renunciar a esses ídolos para abrir as portas à luz de Deus. Nosso Deus não aceita dividir o coração.
Não é possível servir a dois senhores. Mais do que nunca, é importante, ainda que nós decidamos, com toda a liberdade de nossa vontade, a não depender de nada nem de ninguém que não seja Deus, isto é; espiritismo, espiritualismo, adivinhação, leituras de mão, cartas, astrologias, horóscopo, contato com os mortos , seitas diabólicas. Se já teve , nem que for um simples contato com essas coisas, é necessário fazer uma renuncia explicita a tudo isso. È certo que somos pecadores; mas, se reconhecermos isso, temos uma vantagem, pois só os enfermos podem ser curados, e só os mortos podem ser ressuscitados. O único pecado que não pode ser perdoado é o que nós não reconhecemos.
È necessário confessar que somos pecadores e não tão bons com muitas vezes tratamos de aparentar. Jesus era muito compreensivo com todos os pecadores: comia com eles, deixou uma prostituta lavar seus pés e entre os seguidores incondicionais, havia pessoas de má reputação. Nunca repeliu, julgou ou condenou nenhum pecador. “Se o injusto se arrepende dos erros que praticou, e passa a viver meus mandamentos”. Então ele permanecerá vivo, não morrerá... EZ 18- 21 “Deus não quer a nossa morte”., quer a nossa conversão....Ez 18 23 Jesus odeia o pecado, mas ama o pecador. Jesus odeia todos os seus pecados, mas ama você, por isso morreu na cruz, por você.
-----------




                   JESUS É O SALVADOR..
                                 A MAIOR PROVA DE AMOR DE DEUS PARA NÓS....

“Deus amou tanto o mundo, que entregou seu único Filho, para que todo o que nele creia, não morra , mas tenha vida eterna ...” JO 3-16.

Veja o tamanho do amor de Deus pôr nós. Veja ainda maior o amor de Jesus pôr nós. Ele foi transpassado pôr causa de nossas revoltas, esmagado pôr causa dos nossos crimes. Pôr suas feridas veio a nossa cura. Todos nós estávamos perdidos como ovelhas, cada cal se desviava pelo seu próprio caminho.
Foi oprimido, humilhado, mas não abriu a boca, tal como um cordeiro ele foi levado para o matadouro, como ovelha muda diante do tosquiador, ele não abriu a boca.
Foi preso, julgado, condenado injustamente, e quem se preocupou com a vida dele? E foi crucificado, e teve morte, morte de cruz.

Pense no sofrimento que Jesus teve, pôr nós. Quanto sofrimento, quanta angustia, humilhação, medo, vergonha, dor. Pense no Amor que Jesus teve e tem por nós. Um amor que não tem fim. Um amor inesgotável. Ele nunca desiste de nós. Mesmo os homens traindo-o como Judas, negando-o como Pedro, maltratando-o como a multidão o fez, mesmo assim não desiste dos homens, perdoou-os incondicionalmente. Do alto da cruz disse: “Pai perdoai-os pois não sabem o que fazem..”

Jesus veio para nos libertar. Jesus é nossa salvação. Ele já pagou o preço dos nossos peca dos, vamos tomar posse do sangue que ele derramou pôr nós na cruz. Aceite-o, receba-o Jesus é mais forte que satanás. Aceite-o como Senhor e Salvador de nossa vida.

Se o homem era incapaz de chegar até Deus,. Deus chegou até o homem. Se nós não tínhamos força necessárias para subir até Ele, Ele desceu até nós, quando não havia qualquer esperança de solução para o problema mais grave do homem,
Então brilhou uma luz nas trevas: Deus cumpriu sua promessa de salvação.
Jesus é solução para o mundo e para cada homem. Jesus, cujo nome significa: Javé Salva. Ele não só traz a salvação de Deus, como ele próprio é a salvação. È o médico e o remédio ao mesmo tempo.
Jesus é o cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo, para que possamos viver em plenitude a vida. Sua missão não é só tirar os males e sofrimentos deste mundo, mas arranca a raiz que origina todo esse mal: o pecado.
Pôr nossos pecados estávamos inimizados com Deus e tínhamos com Ele, uma divida que não éramos capaz de saldar.
Jesus veio pagar essa divida para nós. Entregou-se pôr nós na cruz.

“Vós estáveis mortos pelas vossas faltas e ele (Deus) vos verificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as nossas faltas: apagou o titulo de dívida que existia contra nós; e o Suprimiu, pregando-o na cruz (...”CI 2, 13-14)

Desta maneira, já nenhuma condenação pesa sobre nós. Nossos pecados foram perdoados graças ao sangue de Cristo, que o pediu a seu Pai quando estava pendurado na cruz:

“Pai perdoai-lhes , porque não sabem o que fazem”

Acaso o Pai não ouviria esse pedido de seu Filho amado?  Nada lhe negou...Portanto já estamos em paz com Deus e podemos nos aproximar dEle, confiamente, pelos méritos de Cristo.

Deus não só perdoou nossas culpas e pecados, mas esqueceu-as completamente. Quando
Deus perdoa, perdoa para sempre. Quer dizer não se recorda nunca mais de nossos pecados perdoados.
Jesus não veio só para tirar ou perdoar o pecado, mas para libertar-nos do pecado. Ou seja
Veio capacitar-nos para não pecar-mos mais, e ficar-mos privados do amor de Deus.

“em Cristo Jesus fomos feitos novas criaturas”. Tudo o que era velho passou, o homem velho morreu, e agora somos completamente novos. 2 Cor 5.17

Portanto agora contamos com a força de Deus para vencer o pecado, e este perdeu já todo o seu poder de influência sobre nós...

Jesus foi enviado para trazer vida , e vida em abundância. JO 10-10
Ele viveu a vida humana em toda a sua plenitude e riqueza, ensinando-nos a verdadeira dimensão do ser criado à imagem e semelhança de Deus. Jesus dá o verdadeiro sentido a existência e instaura a paz em todas as sua dimensões: paz consegue mesmo, paz com os outros e paz com Deus.
Jesus realizou de uma vez, e para sempre, a salvação total do homem e de todos os homens.
O filho de Deus, sendo de condição divina, fez-se homem e habitou entre nós, fazendo-se semelhante a nós em tudo, exceto no pecado (Hb 4-1.Assumiu todas as limitações humanas e viveu plenamente nossa vida com sua grandeza e sua miséria: chorou, cantou, sentiu-se só e abandonado, encheu-se de gozo, e seu rosto refletia esperança; mas não lhe faltou o momento do pavor e da angustia.

Jesus não foi assassinado. Ele se entregou, voluntariamente, à morte pôr amor a nós, pecadores, para carregar o nosso pecado. Ele tomou sobre si os nossos pecados, e, ao morrer na cruz, morreu com Ele nosso pecado. Dessa maneira nosso pecado ficou morto para sempre na cruz.
Jesus suprimiu também todas as conseqüências do pecado.Se o pecado, é a causa de todos os males deste mundo, ao ser arrancado essa raiz, pôr Jesus, foram suprimidos todas as nefastas conseqüências do pecado.
Na cruz de Jesus, morreu tudo o que não nos deixava viver como filhos de Deus, e pôr seu sangue, fomos resgatados, lavados e purificados. Ele suportou o castigo que nos traz a paz, e pôr suas feridas fomos libertados.

A obra de salvação de Jesus não terminou na cruz.
O que aconteceu depois ainda é mais admirável, já que, no terceiro dia de sua morte, e sepultura, o poder de Deus o ressuscitou dentre os mortos, ficando morto para sempre os nossos pecados, e, enquanto Jesus ressuscitava com uma vida nova para oferecê-la à todos nós.
Foi totalmente restabelecida a ponte de comunicação entre Deus e os homens e entre os Homens e Deus, graças a ressurreição de Jesus.
Em Cristo Jesus já não há morte. Tudo é vida nEle. Ressuscitou e está vivo, oferecendo-nos uma vida de ressuscitado. Não só ressuscitou, mas nos ressuscitou também com Ele.
Jesus morto e ressuscitado é a solução de Deus para o mundo.Ele é a única solução. Não há outro caminho:

“Pois não há sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” At 4-12

Ele é o único capaz de tirar o pecado do mundo e vencer a satanás, suprimindo lógicamente todas as conseqüências do pecado.
Em sua cruz, deu sua vida pôr nós. Em sua ressurreição deu sua vida pôr nós.
Em sua cruz morreu nossos pecados, e , em sua ressurreição nos comunicou vida abundante, para que, como Ele vivamos como filhos de Deus.
Jesus já nos salvou...desde há dois mil anos, pôr sua morte e ressurreição. Ele é a única e real esperança para o homem e o mundo.

Jesus nos ama independentemente de nossas falhas, do que somos, do que fazemos.Ama cada um indistintivamente.
Os leprosos tinham os cães como amigos. Viviam a dor da rejeição e da solidão. Jesus Tinha cuidado especial com eles. Ele lhes oferecia o que tinha de melhor, a sua amizade, o seu amor. Para ele cada ser humano é único no teatro da vida. Cada ser humano é insubstituível não objeto descartável. Só isso explica o fato dele dar um valor descomunal às pessoas que estavam à margem da sociedade, Ele não concordava com os erros delas, mas as amava independentemente das suas falhas.Jesus era profundamente apaixonado pela espécie humana.

“Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos." (Mt 4.24)

Dava uma atenção especial a cada pessoa indistintamente. Jesus era o mestre do amor porque considerava cada pessoa com um ser especial, e não apenas como mais um número no meio da multidão.
Por onde andava seu objetivo era abrir os portais da mente de quem encontrava e aumentar sua compreensão sobre a vida.
Quando encontrava um pecador Jesus não lhe pedia explicações sobre o seu passado. Acolhia-os de braços abertos, com o coração cheio de amor.
O mestre do Amor, sempre foi dócil, ouvia os absurdos dos discípulos e pacientemente trabalhava nos becos de suas almas brutas e desprovidas de compaixão.
-------------


                    FÉ E CONVERSÃO


Conversão é conseqüência da fé. Conversão é decisão para a vida toda. Conversão quer dizer: mudança de coração. Conversão é trocar nossa vida pela vida de Jesus. Se começarmos à viver como ele viveu, nossa vida se converte na sua; já não sendo nós que vivemos, e sim Jesus que vive em nós. A conversão parte da fé: crer que a vida de Jesus vale mais que a nossa. Tem-se dito sempre que a conversão é uma mudança de vida, mas isso não quer dizer que se reduz a uma mudança de moral. A mudança de moral é conseqüência da mudança de vida, e a conversão é muito mais profunda do que uma simples mudança de conduta. Devemos entregar nossa vida sem valor, tal qual está, com nosso pecado. Quer dizer entregamos uma vida desvalorizada pelas feridas do pecado, e em troca, recebemos a vida mesma de Jesus: a única, que em verdade tem valor e que jamais se desvaloriza. È uma vida que, certamente, vale a pena viver, porque é vida de gozo, paz, justiça, entrega e fé. A conversão não é somente deixar o pecado para viver honestamente. Nem sequer é apenas uma vida de fidelidade aos preceitos e mandamentos do Senhor. È muito mais do que isso. Trata-se de convertermos de servos de Deus em amigos seus: de passar de justos a filhos, de não fazer o mal a ninguém para deixar Deus fazer o que Ele quer em nossa vida. Não é suficiente dizer que queremos conquistar a vida nova trazida pôr Jesus. È necessário renunciar as coisas mundanas, as coisas que nos levam ao pecado. Conversão é troca de vida. É mudança de vida. Na Bíblia temos muitos exemplos de conversão. Zaqueu LC 19.1-10- Zaqueu arrependeu-se, partilhou seus bens e devolveu com juros o que roubou. Sua conversão começou quando teve o desejo de ver Jesus de perto. Um dos maiores exemplos de conversão, na Bíblia: Paulo Apóstolo. Paulo perseguia a Igreja. Entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres para colocá-los na prisão. Era um perseguidor ferrenho dos Cristãos. Após o episodio no caminho para Damasco, onde ele caiu por terra ouvindo uma voz vinda dos céus, Paulo se tornou um Apóstolo destemido. Daquele dia em diante, passou a pregar o evangelho, se convertendo totalmente ao cristianismo. O que fazer para converter-se? “ Arrependam-se e cada um de vocês, sejam batizados em nome de Jesus, para o perdão dos Pecados “ At. 238
Passos para conversão:
1-RENUNCIA
A verdadeira e total dependência de Deus nos obriga a renunciar a tudo aquilo que nos prende ao pecado, decidindo-nos formalmente a nunca mais voltar a ele. O cristão deve fazer uma renuncia expressa não só aquilo que é claramente chamado de Satânico, mas também a substitutos de Deus, sistemas que negam um Deus pessoal. Devemos renunciar a todo pecado e as obras de satanás, e a todo ressentimentos. Devem ser renuncias radicais e difinitivas. Entretanto entendemos que eles acontecem como em um processo gradativo, à medida que cremos no Senhor. Fique de pé, e faça a sua renuncia. A sua resposa será: “Sim eu renuncio” - Renuncia a satanás? - a todos as suas obras e seduções? - ao ocultismo, esoterismo e toda superstição? - ao conhecimento do futuro fora de Deus? - à magia, curandeirismo e feitiçaria? - à leitura de cartas, leitura de mãos ? - ai espiritismo, astrologia e horóscopo? - adquirir poder e controle sobre si ou outras pessoas fora de Deus? - controle mental e à dialética? - ao uso de amuletos, fetiches e talismãs? - a todo egoísmo, luxúria e maldade? - a todo orgulho e vaidade? - a ódios e ressentimentos? - renuncia completamente e para sempre a tudo isso?

2- ARREPENDER-SE
O arrependimento é uma atitude de não pecar mais, ou seja um propósito de não voltar a cometer o mesmo ato, que o leva a distanciar de Deus. È a dor e tristeza de se ter ofendido a quem se ama. È vontade decidida de romper com toda situação do pecado. È propósito firme de mudança.
3- BUSCA DA RECONCILIAÇÃO
Reconciliação não é outra coisa, senão a própria redenção com o Pai. È reconhecer nosso pecado, perante Deus. È recorrer ao sacerdote para receber a expressão de ratificação do perdão de Deus pela absolvição no sacramento de reconciliação ou de penitência, para que, recebendo uma oração, nos desatemos de todos as amarras do pecado e de suas conseqüências.
CONVIDE JESUS A ENTRAR EM SEU CORAÇÃO E PROCLÁMÁ-LO SEU SALVADOR PESSOAL.
“ Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa E cearei com ele, e ele comigo? Ap. 3-20 Jesus está a porta do coração de cada um de nós e nos convida a participar com Ele de sua vida nova. Ele espera que apenas lhe abramos a porta. Ele está chamando. Certamente nunca irá forçar a porta. Só entrará se nós abrirmos voluntariamente essa porta. Ele tem estado ali outras vêzes. Escute hoje a voz dEle. Não endureça o coração. Convide-o a entrar. Você não perderá nada com isso. Jesus não força ninguém, cada um age livremente. Tomará que você escute a voz dEle. Hoje é o grande dia. Abra a porta do coração e convide Jesus a entrar no mais profundo do seu ser. Dê essa oportunidade a Jesus. Você não perderá nada, exceto tristezas, angustias, as cadeias que o escravizam. Dê a oportunidade para que Jesus manifeste tudo o que Ele é e tem para você. Deixe Ele entrar em sua vida, e ser o centro de sua existência. Oração: Feche os olhos, fique de joelhos, em silêncio, coloque a mão no seu coração. Convide Jesus, para que ele venha de maneira especial, viver em seu coração, e peça-lhe um encontro especial com Ele, para experimentar a salvação e a presença dEle em sua vida.
Proclamação de Jesus como Salvador pessoal
“JESUS, eu creio firmemente que Tu és o Filho de Deus, o Messias, “.Que vieste a este mundo não para condenar-me pôr meus pecados, mas para salvar-me. Reconheço que sou um grande pecador, mas, ao mesmo tempo, proclamo que a tua misericórdia e o seu perdão são muito maiores que os meus pecados. Hoje proclamo com minha boa, o que creio firmemente em meu coração: Tu és o único Salvador deste mundo, Tu és o meu salvador pessoal,. Creio em Ti e peço-te que me dês agora., a nova vida em abundância que tu ganhaste para mim com Tua morte na cruz e tua gloriosa ressurreição. Quero ter um encontro pessoal contigo e tua salvação. Sei e confio em que Tu nunca decepcionas aquele que crê e confia em Ti.Amém.
---------------

                    ESPÍRITO SANTO



O Espírito Santo ao mudar nosso coração, nos capacita para viver a vida nova e convencer-nos de que a experiência de pentecostes é oferecida também a cada um de nós hoje. Espírito Santo no antigo testamento: Eram pessoas escolhidas pôr Deus. Ex. Abraão, Moises, ou seja, os profetas, que recebiam o Espírito Santo . Espírito Santo no novo testamento: Todos podem receber o Espírito Santo. Deixamos de ser criatura para ser filhos de Deus. ALIANÇA DE DEUS . Deus sempre quis fazer aliança com seu povo. Viu que sangue de animais (holocaustos) não deu,então fez uso do sangue de Jesus. A promessa Antes de sua morte, Jesus disse à seus discípulos: “ No entanto, em vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, seu eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas, se eu vou, vo-lo enviá-lo a vós” Jo 16-7 Depois quando Jesus ressuscitou, apareceu aos seus discípulos dando-lhes ordem de não se afastarem de Jerusalém, mas esperarem a Promessa do Pai, da qual tanto lhes havia falado durante o seu ministério.(Lc- 24-49) Quando Jesus falava da vinda do Esp. Santo, chamava-a de “a Promessa do Pai” Tratava-se, portanto de um compromisso de Deus com os homens pôr meio de Jesus. Jesus veio trazer uma vida nova, mas ela não pode ser vivida sem o Espírito Santo e um coração novo, se Deus não cumprisse antes a promessa feita pelos profetas Ezequiel e Jeremias. “ Dar-lhes-ei um coração, porei no seu intimo um espírito novo, removerei do seu corpo o coração de pedra, dar-lhes-ei um coração de carne, a fim de que andem de acordo com os meus estatutos e guardem as minhas normas e as cumpram. Então serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Ez- 11 19-20) “ Porque esta é a Aliança que selarei com a casa de Israel depois desses dias, oráculo de Javé.Eu porei minha lei no seu seio e a escreverei em seu coração. Então eu serei seu Deus, e eles serão meu povo” Jr 31-33 O Coração do homem só pode ser mudado pôr Deus. È preciso pois a renovação interior do homem pelo espírito de Deus que o transformará. O Espírito vem transformar o coração do homem. Assim aquele que atua animado pelo Espírito, o faz em virtude da própria exigência do amor que habita nele, e não pela força de uma imposição exterior.
O Espírito muda seu coração de pedra, endurecido pêlos apetites da carne, para que saiba discernir o bem e o mal e ter um dinamismo que o capacite a realizar o primeiro e a evitar o segundo. O Espírito Santo vem para mudar o homem, fazendo-o à imagem e semelhança do próprio Cristo. Sua ação não é acidental ou opcional. È absolutamente necessária .Sem o Espírito de Cristo, não podemos pertencer a Ele. “ ..quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence à ele” Rm 8. 9b Cumprimento da Promessa Logo depois de sua ressurreição Jesus, cheio do Espírito Santo, cumpriu sua promessa: enviou do céu a torrente do Espírito Santo sobre os discípulos que estavam em oração com sua Mãe, Maria. Pentecostes – cumprimento da promessa de Deus aos homens. Jesus glorificado., cheio do Espírito Santo, que dá o seu Espírito Santo aos que crêem nEle. A promessa do Espírito Santo é para todos, é para cada um de nós. Jesus prometeu com muitas e variadas formas Jesus havia falado do Espírito Santo, que haveriam de receber os que cressem nEle. AT – 2- 1-4 – “ Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos em um mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído semelhante ao soprar de impetuoso vendaval e encheu toda a casa onde se achavam. E apareceram como línguas de fogo, que se distribuíram e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esp. Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os impelia que falassem” A partir daí toda a vida dos apóstolos mudaram. Testemunhavam Jesus Cristo com garra e destemor. Dos discípulos temerosos e covardes agora apareceram homens com bravura e coragem que proclamavam o nome de Jesus para todos os lados. Profetizavam, dando mensagens em nome de Deus. Conheceram verdadeiramente a pessoa e missão de Cristo. O Espírito Santo, lhes revelou quem era Jesus e lhes mostrou a verdadeira dimensão salvifica para a qual o Pai O havia enviado. Ensinou-lhes o profundo significado das palavras do Mestre. Levou-os até a verdade completa: ao conhecimento perfeito da verdade, a verdade revelada pôr Cristo Jesus, que é a verdade e a vida At 15-26, 16-13) Jesus transforma corações A efusão do Espírito Santo muda nossos corações de pedra em corações de carne: deu-lhes o mesmo coração de Jesus. Os discípulos começaram a ter os mesmos sentimentos, interesses e critérios de Cristo. Desde então Cristo vivia neles pela presença do seu Espírito. At 4-32 Jesus, centro de suas vidas Já não buscavam ser servidos, mas servir: serem amados, mas amar, serem compreendidos, mas compreender. Deste modo experimentaram a verdade das palavras de Jesus. (At20-35) Jesus passou a ser o centro de suas vidas. Começaram a testemunhar com palavras poderosas. Naquela mesma manhã, Pedro tomou a palavra em nome de toda a comunidade, e com discursos de três minutos, converteu três mil pessoas era obra do Espírito Santo que havia transformado aqueles homens. Começaram a experimentar uma força nova, a força do alto, que os fazia falar em outras línguas, curar enfermos, ressuscitar mortos e toda a classe de sinais, prodígios e milagres que manifestavam palpavelmente a presença de Cristo Salvador no meio deles ( At. 4, 30-31) Nascimento da Igreja Foi fruto também do Batismo no Espírito Santo.
O Espírito Santo não é só alma e o motor da Igreja , é sim o seu criador. Só os que tem o Espírito Santo podem pertencer a Ele. A Igreja está animada pôr um só e único Espírito: o Espírito de Jesus, que é o Esp. Santo. A vida de comunhão, harmonia, paz e amor que reinava entre os apóstolos era de tal maneira nova e atraente que convidava todos a viveram-na também. A vinda do Esp. Santo inaugurou uma nova era na vida da humanidade. A era do poder de Deus no meio dos homens, a era da graça, e era dos adoradores em Espírito e em Verdade. Glorificavam a Deus Desde o momento da Efusão, começaram a dar graças a Deus sempre e pôr tudo. Se eram metidos na prisão cantavam salmos. Se eram açoitados e perseguidos, davam graças a Deus, se passavam fome, louvavam o Senhor. Sempre estavam cheios da alegria do Esp. Santo, ainda que em meio a enfermidade e tribulações. A Graça do Senhor lhes bastava.
Leituras para meditação:
“ Se alguém tem sede, venha a mim e beba....Jo 7-37-39
“ ..quem beber a água que eu lhe darei nunca mais terá sede....
JO 4-14 Condição para receber o Espírito Santo Só existe uma condição para beber essa água viva: Ter sede dela. Só que tiver sede pode ir a Jesus para lhe pedir que derrame nele o rio de água Viva.Devemos reconhecer que temos necessidade do Espírito Santo, que confiemos que Jesus nos dará a Água viva eterna que saciará a nossa sede. Só que para encher um vaso vazio, é necessário que esteja vazio. Para que o Espírito Santo nos encha, é preciso estarmos vazio de nós mesmos e de todo o pecado. Existem vazos pequenos, médios, grandes e imensos. Conforme nossa capacidade de receber, assim nos encherá o Espírito Santo. Deus nos encherá de todo o Espírito Santo de que nosso coração necessite. Cada um recebe de acordo com sua possibilidade e capacitação de recepção ,depende da nossa abertura,quanto mais aberto e necessitado se esteja, mais se receberá.
Jesus mesmo prometeu.
A Graça do Esp. Santo vem de acordo com nossa vontade, nossa disposição para aceitá-lo. “...Pedi e vos será dado...” LC 11 9-13 Jesus prometeu um nova efusão do Espírito Santo em nossa vida. Ele é fiel...(1Ts 5-24) Jesus sempre cheio do Espírito Santo que continuamente O está derramando sobre aqueles que lhe pedem. Só temos de pedi-lo a Jesus, que está desejoso de no-lo dar. Jesus prometeu e nós vamos pedir, que cumpra sua promessa, porque temos especial necessidade de seu Espírito Santo, precisamos dele. Jesus quer nos dar essa nova efusão do seu Espírito Santo para transformar nossa vida. Mas, Jesus não nos força a receber. Só se quisermos e lhe pedimos. Não merecemos o Espírito Santo, mas Jesus, o Filho de Deus, o mereceu pôr nós e para nós. Ele pergunta agora a cada um de nós: Você quer? Tem sede de água viva? Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
O que fez há dois mil anos, em Pentecostes, pode fazê-lo agora outra vez....mas temos de pedir, temos de aceitar..e reconhecermos que necessitamos e, temos sede da Água viva. A partir desse dia glorioso de Pentecostes, o espírito Santo, continua sendo derramado sobre pessoaes e comunidades, homens e mulheres.
Cada um de nos está sendo chamado a viver nosso “pentecostes pessoal”. Hoje é o dia em que Deus oferece a você o dom de seu Espírito Santo. O Espírito Santo nos faz desejar, do fundo dos nossos corações, pregar o evangelho e servir sempre ao Senhor. Nos faz zelosos, dispostos, atuantes, para nos engajarmos em nossos trabalhos para servir o reino de Deus. Andar no Espírito significa viver uma vida que está agradando a Deus. Aqueles que tem a habitação do Espírito Santo O obedecem e andam nELE, apesar de ainda terem as cobiças da carne. Como é difícil para nós seguirmos o Senhor sozinhos, devemos fazer a obra de servir o evangelho entrando para a Igreja do Deus. Ai receberemos o Espírito Santo, que nos dá força, entendimento, sabedoria, discernimento para levarmos o evangelho de Jesus. Só vamos conseguir viver uma vida no Espírito, a partir do momento que abandonar-nos a nós mesmos, abandonar-nos a vida mundana, as coisas da carne. A obra do Espírito Santo é iluminar o homem na verdade sobre o pecado, sobre a justiça, sobre o amor, enfim tudo sobre o reino de Deus.
O Esp. Santo nos encaminha para verdade... JO 16.13
O Esp, Santo dará testemunha de mim.. JO 15.25
O Esp. Santo fará lembrar de tudo o que eu disse... JO 14.,26

O Esp. Santo vem em nosso auxílio... RM 8.26
Leituras:
“ Se não nascer do alto, não verá o Reino....JO 31.15
“ Tirarei de vocês o coração de pedra..........EZ 36.26
“ O Esp. de Javé virá e te transformará......IS 10.6
“ A Igreja cresce com a ajuda do Esp.Sto., AT 1031
---------------------

                 VIVER EM COMUNIDADE.

Só em comunidade podemos crescer e perseverar na vida do Espírito. “ Eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna No partir do pão e nas orações... At 2- 42 Vejam a partilha que os apóstolos realizavam. Havia preocupação com os necessitados, eram responsáveis uns pêlos outros. E tudo era pelo fruto do Espírito Santo, pois só ele congrega a comunidade e mantém viva. A nova vida trazida pôr Jesus, não pode ser vivida á margem dos demais. Tem de ser partilhados com outros irmãos na fé e aberta a todo homem. Desde o dia em que Deus, sem ajuda de ninguém criou o mundo, criou o homem e a mulher.
Ele sempre atuou na história da salvação pôr meio de homens. A obra foi sempre sua, mas Ele a tem realizado mediante pessoas que são veículos de sua ação salvifica. Pôr meio de Abraão, pôr meio dos reis, pôr meio dos profetas, e é pela obra do Espírito Santo, em uma mulher, que nasce o Salvador. Essa é a lei da História da Salvação. Deus não nos quer salvar isoladamente, mas formando um só corpo, uma só comunidade, a que ele chama de seu povo, na qual somos colaboradores da obra salvifica e interdependente uns dos outros.
A Igreja é instrumento de salvação, meio necessário para fazer presente os méritos e os frutos da ação salvifica de Cristo Jesus. O cristianismo a minha maneira não é cristianismo, è uma contradição. já que a única forma de ser cristão autentica é à maneira de Jesus. Jesus foi enviado pôr seu Pai, e Jesus nos enviou com a mesma missão: instaurar o Reino e Deus neste mundo. Na Igreja sé dá o encontro de Deus com os homens. Cristo Jesus, o verdadeiro Deus, e o verdadeiro homem, são o novo e definitivo Templo onde se encontram e se unem para sempre a divindade com a humanidade. Se não formamos esse Templo, sendo pedras vivas, e se não integrarmos esse corpo, jamais conseguiremos nossas união com o Senhor. È absolutamente necessária uma pequena comunidade com outros irmãos que tenham tido a mesma experiência do Espírito santo, para caminhar unidos, movidos e animados pelo Único Espírito de Cristo ressuscitado. A comunidade não é uma estrutura, mas um ambiente de fé onde se faz efetiva e palpável a Salvação de Jesus.
Tem um objetivo comum: viver o evangelho. Não está composta de santos e perfeitos, mas de pessoas que estão decididas a seguir em frente no seu processo de conversão. Se torna uma família, para todo aquele que nasceu de novo e que queira crescer na vida do Espírito. O desenvolvimento de uma pessoa não se dá na medida em que recebe, mas, especialmente ao partilhar com os outros o que é e o que tem. Na comunidade o coração se abre, as relações são mais profundas. Ali se revela e partilha o amor, compreensão, acompanhamento na fé, correção fraterna, reza-se pelas necessidades pessoais e se caminha no processo de cura integral das pessoas.
O cume da evangelização é a integração dessas pequenas comunidades, onde o amor se faz claro e se responsabilizam uns pêlos outros. “ Pois assim como em nosso corpo temos muitos membros, e cada um dos nossos membros Tem diferente função, assim, nós embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós somos membros uns dos outros – Rm- 12-4-5 As comunidades, e não indivíduos isolados., é que transformarão o mundo e suas estruturas injustas. A primeira comunidade que Deus quer constituir de maneira mais profunda é a família mesma. Ele não quer indivíduos convertidos, mas, famílias convertidas. Se não nos atrevemos a dar o passo para formar comunidades verdadeiras onde existia a unidade de Espírito, sem rivalidades e sem competições, procurando mais servir do que ser servidos, jamais experimentaremos a vida em abundância, trazida pôr Jesus. Comunidade: Comunhão de Pessoas em Jesus.
Devemos partilhar Jesus com nossos irmãos. Paulo conheceu Jesus, e levou para muitos e muitas em comunidades que ele formou ao longo de sua caminhada. Cada indivíduo da comunidade é importante, pelo que é. Porque temos problemas em viver em comunidade? Porque muitas vezes agimos pôr nós mesmos, devemos deixar o Espírito Santo, agir em nós, guiar nossos passos e nos iluminar.
Nem todos têm o mesmo objetivo: CRISTO: Não vivem o verdadeiro Cristo. Não tem humildade. Todos são diferentes. Cada um tem sua importante função dentro da comunidade. Cada um dentro da comunidade, deve primeiro. Amar o seu irmão. . Não pode haver divisão, deve ser uma comunidade única. Acolha e ame, no amor de Jesus.
Comunidade é dom e graça do Espírito Santo. Comunidade: Como unidade de Cristo, devemos realmente viver em comunidade unida Em com Cristo, em Cristo e pôr Cristo. O mundo atual não nos estimula a vivermos em comunidade. Pôr causa do individualismo o egoísmo, fechamento para si mesmo. Nós nos fechamos e queremos saber do outro, somente quando o outro ou algo nos interessa. Ser Comunidade não é uma entre muitas formas de ser cristão, mas, é a ÚNICA forma de ser cristão.












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!