JESUS, MISERICÓRDIA...


       “  Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados Lc 7, 47

Vemos nesse evangelho a mulher pecadora que ao saber da presença de Jesus, procura se aproximar de Jesus e começa a chorar. O seu choro de arrependimento e de alegria lava os pés do Mestre, e os seus cabelos enxugam-nos com gratidão. Os beijos são expressão de afeto puro
Cada gesto desta mulher fala de amor e exprime o seu desejo de ter uma certeza inabalável na sua vida: ser perdoada.
Jesus, com seu amor e com sua misericórdia infinita, acolhe aquela mulher, demonstra-lhe o amor de Deus por ela, precisamente por Ela, uma pecadora publica, sem perguntar a ela o que tinha feito, sem expor, sem julgar, sem condenar os seus atos.
Deus perdoa, o que tem que ser perdoado. Deus perdoa-lhe muito, perdoa-lhe tudo....porque ama muito. (Lc 7,47.....seus números pecados lhe foram perdoados.
E essa mulher sentiu que Jesus a podia libertar, que podia lhe devolver a liberdade, quando soube que Jesus estaria naquela casa, foi imediatamente para lá. Sente que Jesus iria compreende-la, sente que em Jesus há misericórdia e não há condenação.
Essa mulher encontrou-se com o Senhor, abriu-lhe o coração, na dor, mostrou-lhe arrependimento pelos seus pecados, com seu choro, apelou-se a bondade divina para receber a sua liberdade.
Não podemos agir com julgamentos como fez aquele fariseu, que logo vai apontando as falhas daquela mulher, em vez de notar o gesto de arrependimento que ela estava fazendo.
Devemos olhar para o próximo como Jesus olhou para aquela mulher, cheio de compaixão de misericórdia.
Jesus olha para nós com muito amor e misericórdia infinita. O Papa Francisco nos fala que Deus se cansa de nos perdoar...Deus não se assusta com os nossos e pecados. Pensemos no filho prodigo, que quando decide voltar para o pai pensa no que vai lher dizer mas o pai não o deixa falar, apenas abraça-o.. Lc 15 17-24.
Estou certo que toda a Igreja tem muita necessidade de receber misericórdia, porque somos pecadores, todos pecamos e estamos privados da glória de Deus..Rm.
O evangelho nos abre um caminho de esperança e de conforto. É bom sentirmos o mesmo olhar compassivo e misericordioso de Jesus, que sentiu aquela mulher pecadora na casa do fariseu.
A mulher pecadora se aproximou de Jesus, porque Ele, é misericordioso, Ele é amoroso, e estimulou, acolheu aquela que estava em busca de paz em seu coração.
Essa misericórdia, esse amor, é um assunto muito falado na sagrada escritura. A palavra misericórdia, aparece mais de 250 vezes.
Misericórdia, é amar, sem esperar algo em troca, esse amar vemos no agir, no falar, e no olhar do Mestre da vida.
“Deus que é rico em misericórdia, por causa de seu grande amor que nos amou, quando ainda estávamos mortos em nossos delitos, deu-nos vida juntamente com Cristo... Ef. 2, 4-6
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, no fato que, quando eramos pecadores, Cristo morreu por nós... Rm 5,8
Estávamos mortos. Ele estava cheio de amor, misericórdia, e compaixão. Ele estendeu a mão e fez-nos vivos. Ainda que indigno, pecadores, Ele nos redimiu.
Sua misericórdia é infinita, eterna, sem preconceitos, sem julgamentos.
Lucas 1:50. "Sua misericórdia se estende sobre aqueles que o temem, de geração em geração"
Salmos 33:18. "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia"
Salmos 32:10. "O que confia no Senhor, a misericórdia o cerca."
Salmos 33:5. "A terra está cheia da misericórdia do Senhor”
Deus é rico em misericórdia, Ele nos gerou de novo, nos redimiu, pela sua graça infinita, pela seu grande amor.
Ele comia com os pecadores, partilhava com leprosos, pessoas que naquele tempo eram tidas como infiéis a Deus
A misericórdia do Senhor não é algo que é dada com medida. Não é algo que o Senhor dá as vezes, de vez em quando. Ele tem piedade de nós, de forma permanente, eterna, para sempre, sem medidas.
Precisamos de misericórdia! Não há ninguém que não precisa dela. “Cheguemos pois com confiança ao trono da graça a ..Hb 4, 16 fim de receber o que precisamos. Vamos abrir nossos corações para Deus, vamos pedir a sua misericórdia e sua compaixão, como fez Davi, por várias vezes.
Salmos 4:1. "tem misericórdia de mim e ouve a minha oração."
Salmos 6:2. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque sou fraco"
Salmos 9:13. "Tem misericórdia de mim, ó Senhor! Considera minha aflição causada por aqueles que me odeiam.
E creia numa certeza, nenhum daqueles que buscam a misericórdia do Senhor, é deixado de lado, ficado no esquecimento, abandonado.
Lembremos do episodio onde os dois cegos, seguiam Jesus, clamando  por misericórdia “Tem misericórdia de nós, Filho de Davi. E Jesus movido de compaixão restaurou a visão deles.
Em Mt 15 22-28, A mulher cananeia, pedia incansavelmente, incansavelmente, pela cura da filha que estava endemoninhada. E Jesus vendo o sofrimento daquela mãe que estava com sua filha ruim, foi em socorro, tirou o sofrimento daquela mulher...
A misericórdia e a compaixão de Jesus, é sem medida.
O Papa Francisco, nos ensina que o  caminho para receber, sentir a misericórdia do Senhor agindo sobre a nossa vida, é perdoar. É perdoar para encontrar misericórdia. Este é o caminho que traz a paz aos nossos corações e ao mundo.
“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”: o Papa comenta a exortação de Jesus, afirmando imediatamente que “não é fácil entender este comportamento de misericórdia”, porque estamos acostumados a julgar: “somos pessoas que não dão naturalmente, um pouco de espaço à compreensão e também à misericórdia”. “Para ser misericordioso - observa – são necessárias duas atitudes.
A primeira é o autoconhecimento”: saber que “fizemos muitas coisas ruins: que somos pecadores”. E diante do arrependimento, “a justiça de Deus se transforma em misericórdia e perdão”. Mas é necessário ter vergonha dos pecados:

A outra atitude para ser misericordioso - disse o Papa – “é ampliar o coração”, porque “um coração pequeno” e “egoísta é incapaz de misericórdia”:
Um coração grande - disse o Papa Francisco – “não condena, mas perdoa, esquece” porque “Deus se esqueceu dos meus pecados: Deus perdoou os meus pecados. Ampliar o coração. Isso é bonito! exclamou o Papa - Sejam misericordiosos”:
Por que Deus recomenda tanto a confiança? Porque ela é uma homenagem prestada à Divina misericórdia. Quem espera a ajuda de Deus confessa que Deus é todo-poderoso e bondoso, que pode e quer nos demonstrar essa ajuda, que Ele é sobretudo misericordioso.
O ser humano não sabe o quanto Deus é bom e misericordioso. As pessoas só procuram ser bondosas quando têm algum interesse; só tratam bem os outros quando querem algo em troca. Mas Deus não age dessa forma, porque se agisse, a humanidade não existiria mais, pois desde o começo do mundo Ele é bondoso e o homem é ingrato e desobediente. 
Nós vivemos um tempo de urgência, tempo este que precede a segunda vinda gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. E assim como nos foi dito na Palavra, todo aquele que bater à porta verá esta se abrir, todo aquele que buscar encontrará e todo aquele que pedir será atendido. 
Jesus nos ensina que, neste tempo de misericórdia, nós precisamos perdoar a nossos irmãos, assim como o Pai tem nos perdoado, porque, só assim, seremos capazes de entrar na eternidade ao lado do Pai. O perdão não é um sentimento, mas uma decisão. O primeiro passo para praticá-lo é decidir fazê-lo.
O tempo da Quaresma vai nos ensinar as obras de misericórdia, que passam pela caridade que podemos fazer ao próximo quando o socorremos em suas necessidades corporais e espirituais. Isso precisa ser um exercício diário, para que essas atitudes se tornem um hábito em nossa vida.
Jesus não quer que você perca o céu, pois Ele já derramou a fonte de misericórdia do Espírito Santo em nós. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, e hoje é o tempo de invocá-Lo, a promessa que foi feita por Deus jamais será quebrada! Para saciar-se com a graça desse tempo, basta permitir que Ele habite seu coração.
Em outras palavras, o perdão de Deus chega até nós quando realmente demonstramos contrição e arrependimento pelas nossas faltas. Ela estava ali não porque simplesmente tinha um remorso, um desgosto, uma angústia ou uma sensação de sentir-se a mais infame das mulheres. Estava ali porque tomou consciência de que feriu o amor de Deus, estava arrependida de viver longe do amor divino, ferido por causa de seus inúmeros pecados.
E não importam o tamanho e a quantidade dos nossos pecados, o que é mais importante é o tamanho do nosso arrependimento! Pode ser um pecadinho só, mas se não demonstro nenhum arrependimento, ele vai só se acumulando dentro de mim. Por outro lado, podem ser inúmeros pecados, mas, de repente, se eu demonstro grande arrependimento, a misericórdia de Deus me lava e me inunda por inteiro.
Não importa a quantidade, não importa o pecado que você cometeu. O importante é ter a consciência de que não podemos mais nos ferir, de que não podemos mais ferir o outro e não devemos mais ferir a relação amorosa que temos com Deus. Eu me jogo aos pés do Mestre e, com o coração humilde, com o coração contrito, reconheço o quanto o pecado me fere e o quanto fere a minha relação com Deus. Que o amor de Deus e que a misericórdia d’Ele curem as feridas que o pecado deixa dentro de nós!
“A Misericórdia Eterna. Ele dá alimento a todos os seres vivos, porque sua misericórdia é eterna”
Hoje temos o Olhar Misericordioso de Deus voltado para nós...
Por isso hoje nós vamos pedir à Deus pelas nossas necessidades e pelas nossas dificuldades...
Vamos irmãos (ãs) clamar a Misericórdia de Deus... comece fazendo um balanço da sua vida e sinta aonde estão as: suas necessidades...seus problemas...suas dificuldades...Converse com Deus expondo os seus problemas e seja sincero (a)
" Senhor, olha por mim, pelas minhas necessidades, tende Misericórdia de mim, restaura as minhas forças...ilumina a minha vida...renova a minha esperança...aumenta a minha fé...-, olhais pelos meus filhos (as)...olhai pelo meu relacionamento...olhai pelo meu trabalho...alegra a minha vida... cure as minhas enfermidades...renova a minha confiança...
ARRANCA A TRISTEZA QUE ME ABATE, A ANGUSTIA QUE TOMA CONTA DE MIM,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!