SOBERBA, INVEJA: AFASTA-ME DE JESUS

Antes de subir ao céu, Jesus, nos deu uma missão, nos fez um grande chamado,"ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"Mc 16,15.


Ao longo desse caminho de evangelização, ao longo de nossa jornada, vamos encontrando muitos obstáculos que nos impedem de levar Jesus, de apresentar Jesus, e portanto de cumprir a missão que Ele nos pediu. Isso é obra do maligno, que não quer que o nome de Jesus seja apresentado.
Quero falar sobre um dos principais inimigos: nós mesmos! Isso mesmo! Eu. O nosso Eu é o maior tirano que há em cada um de nós.
O orgulho, a soberba, a vaidade, egoismo, inveja, estão dentro de nós, e impede nossa ação e ainda causam um mal enorme em nós mesmos.
O orgulho tem um conceito exagerado de si próprio. Uma pessoa orgulhosa mostra-se soberba, vaidosa, arrogante e dai se relaciona com desprezo com relaçäo a outra pessoa. Acha-se cheia de si mesma e se esquece que tudo e todos vem de Deus, do altissimo.
Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. E, não é somente privilégio dos ricos que podem se considerar superiores por terem dinheiro e porque acreditam que o dinheiro compra tudo.
O soberbo se manifesta individualmente, ou pode surgir em grupos. O soberbo ou o grupo acredita que é superior, que é melhor, e por isso menospreza, massacra os que considera inferiores, não importando quem seja: pais, irmãos, avós, amigos, colegas, os que tem menos estudos, os que são pobres.
A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus e levou Adão e Eva, à desobediência e ao pecado original. Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram "ser como deuses". Gn 3,5.
Jesus ao contrário, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura a cruz do calvário, toda a vida deJesus foi vivida na humildade e na humilhaçäo. Por isso afirmou que no reino de Deus, os últimos seräo os primeiros e quem se humilhar será exaltado.
Recordemos a fala do Papa Francisco, aos participantes em Roma no encontro de comemoraçäo dos 37 anos da RCC Italiana:
"Ninguém pode pensar em ser mais importante ou maior que o outro, por favor. Porque quando alguém de vocës pensa que é mais importante que o outro, começa a peste. Ninguém pode dizer: Eu sou o chefe. Vocës como toda a Igreja tem um só superior: o Senhor Jesus."
Outro grande problema que acompanha todos nós: a inveja. É considerada pela Igreja, como pecado capital. Muitos e muitos males porvém dela. A inveja é companheira daquele que näo suporta o sucesso do outro e näo se conforma em ver alguém melhor do que ele mesmo. Está sempre de mäos dadas com aquele que é soberbo, que quer ser melhor que os outros em tudo o que faz.
O primeiro pecado dos filhos de Adäo e Eva foi cometido por inveja. Caim matou o Irmäo Abel. Abel era pastor e Caim lavrador. Pior do que homicio (assasinato de um homem) o crime de Caim,foi movido pela inveja, foi um fraticidio, que é o assassinato de um irmäo.
Diante disso, temos que nos acautelar. Uma vez movido pela inveja, somos levados a praticar muitas injustiças. Quantas fofocas, maledicencias, intrigas, brigas,rivalidades, calunias e ódios acontecem por causa da inveja.
O pior de tudo para nós cristäos é constatar que ela se entranha até mesmo nas obras e nos filhos de Deus. Existem seguramente muitas rivalidades e disputas que surgem no coraçäo da Igreja, da comunidade que säo causados pela inveja e pelo ciume.
Ao invés de se alegrar com o sucesso do irmäo no seu trabalho para o reino de Deus, a pessoa fica remoendo de inveja, porque näo consegue o mesmo sucesso.
Precisamos aprender a fazer com que a felicidade do próximo seja um motivo a mais para sermos felizes e näo o contrário.
Quando o menor sentimento de inveja brotar em nosso coraçäo, precisamos corta-la de imediato, procurando substituir de imediato o sentimento de desprezo para com o outro que vem em seu coraçäo, por outros sentimentos como: amor, fraternidade, generosidade. Näo podemos dar oportunidade ao demonio para agir em nossa vida como nos alerta säo Paulo,na carta aos Efësios, capitulo 4, versiculo 27.
Toda a nossa caminhada começa com a humildade, o despojamento de nós mesmos. Foi o caminho que Jesus percorreu para desatar o nó da soberba e da desobediëncia de Adäo a Deus.
 Jesus é o mestre da humildade e quem quiser ser seu discipulo deverá imitá-lo nesta virtude capital.
O caminho da humildade é o caminho da renuncia, o caminho do silëncio, da valorizaçäo do próximo, de alegria em ver o crescimento do irmäo. É o caminho de se abandonar nas mäos de Deus, que tudo pode e tudo faz. o caminho da humildade é a de suportar as mágoas, a humilhaçäo. Sozinhos näo dá, porém com a ajuda do Espirito Santo, da Virgem Maria ë possível.
Humildade näo é fraqueza e nem abatimento, ao contrário é a virtude daquele que é forte espiritualmente.
O caminho da humildade é a de reconhecer que sozinhos näo somos nada. Nós precisamos uns dos outros aqui na breve passagem de nossa existëncia, e , até na hora da morte precisamos de ajuda, uns dos outros, afinal, quando morremos, somos "levados"para o cemitério.
Amado, quer saber o quanto Deus está presente em seu coraçäo? Examine com toda sinceridade o mais profundo de sua alma e veja se tem sido humilde e rsistido fortemente ao orgulho, se tem combatido a inveja com o desejo de que os outros sejam felizes, se está desapegado da gana de ser elogiado, se tem alegria em ver o sucesso do irmäo.
Jesus exige radicalmente vida de extrema humildade, porque nos quer felizes, nos quer livres de sofrimentos.
Tem mais, o amor para com Jesus é a condiçäo fundamental para que possamos participar da missäo evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivaçäo é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Todos que querem de fato participar da missäo evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, e,renovar este amor a cada dia, buscando formas de aperfeiçoamento ainda mais com este amor, principalmente através e com a Eucaristia, leitura e meditaçäo da palavra, vivëncia cada vez mais no amor para com os pobres e necessitados. Assim seja. Amém.

Oraçäo de libertaçäo do ORgulho e Vaidade.
Pai celestial, vejo quanto o meu orgulho e a vaidade tem me atingido e me feito uma pessoa desprezível ante a seus olhos e das outras pessoas. Como tenho distanciado minha vida da minha familia! É uma barreira de arrogäncia que eu mesmo busquei para mim, mesmo que eu reconheça minha presunçäo, de querer serelhor que os outros, de me colocar acima do soutros, a qualquer preço, sem nenhum compaixäo, e de dár valor somente no que é meu e as coisas dos outros säo desprezadas por mim. Vem Senhor Jesus em meu socorro, e me liberta deste mal. Minha vaidade faz com que que despreze até meus pais, meus irmäos, tios, avós, esposa, filhos, aqueles que sáo do meu sangue, me faz sentir vergonha deles, da sua pobreza, da sua falta de instruçöes. Muitas vezes desprezo meus amigos, companheiros de trabalho, companheiros de caminhada. Isso tudo é uma desgraça para minha vida Senhor. Vem me libertar dessa situaçao que me encontro Senhor. Pai querido seiq ue o orgulho é o pai de todos os pecados, foi dele que Lucifer se alimentou para querer ser como Deus e assim tem alimentado muitos homens, ainda hoje. Este pecado os incapacita para perdoar, para voltar atrás e nos reconciliar com o irmäo.
Pai querido, meu orgulho e vaidade täo mesquinha, tem me feito uma pessoa vingativa, rancorosa, desconfiada. Liberta-me Senhor deste mal que tanto atormenta minha vida e minha alma. Sei que o orgulho e vaidade alimenta uma guerra entre nós, cria distanciamento, humilaçäo e desprezo, näo deixa a gente acreditar que é amada. Liberta-me Senhor, de tudo isto, näo posso mais continuar dependente deste mal, vem em meu socorro Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!