NÃO TEMAS...




                                                       NÃO TEMAS... IS 41, 8-16
A Bíblia toda é composta de promessas de um Deus apaixonado pelo seu povo, mas hoje Deus fala claramente a mim e a você, de forma especial, o quanto é zeloso e o quanto se preocupa conosco, porque Ele sabe que muitas das coisas deste mundo pode nos afligir e amedrontar, por isso deixou a sua Palavra, que é fonte de encorajamento, de paz, tranquilidade em meio à tantas tribulações que passamos.
Ele está conosco nos sustentando, guardando, protegendo em todo tempo e em qualquer lugar onde andarmos, onde estivermos, conforme confirma a palavra que está em Josué, 1, 9. E nessa promessa de Deus de hoje, te chama de servo, de amigo, de escolhido. Que maravilha, que palavras amorosas, dirigidas à nós, nesse tempo. De onde você veio? Qual a sua situação? Você veio dos confins da terra? O que você traz consigo? O que te aflige? Qual o temor, qual o seu medo? São muitos, não é verdade? O medo habita o coração do homem. Medo de doença, de desemprego, de passar necessidade, de ver um filho doente, de ser assaltado, dos inimigos, do diabo, de não ser feliz, de errar, de não se casar, medo do inferno, o medo do amanhã e por fim o medo da morte.
O medo nos paralisa, deixa a gente muitas vezes sem ação diante da situação. Todos nós sentimos medo, uns pouco outros muitos, mas todos temos. O medo é o maior agente impeditivo para o crescimento do ser humano. O medo estagna, paralisa, detém, sufoca, adormece e até mata o ser humano.
Amados, o grande aliado de Satanás é o medo. Quantas pessoas se tornam infelizes, desviaram-se de Deus, entregaram-se em toda espécie de vícios por causa do medo.
O medo é armação do tentador, do pai da mentira, o demônio, que tenta nos destruir. Ele coloca em nosso coração o medo, a dúvida, para tentar impedir a nossa liberdade que Jesus conquistou pra nós na cruz. Ele coloca dúvidas em nosso coração, para tentar nos afastar de Deus e da salvação prometida. A promessa de hoje é grande e poderosa: Não temas, porque estou contigo!  Não se desespere, eu sou o teu Deus, eu te fortaleço e venho em teu socorro e te amparo. Amém. Glórias a Deus.
Não temas! Amados, sabe quantas vezes essa expressão aparece na Bíblia? Aparece 366 vezes. Uma para cada dia do ano, mesmo quando o ano é bissexto. Daí percebemos o quanto Deus quer nos encorajar à superar totó e qualquer tipo de medo, de temor.
E toda vez que Deus fala conosco, através dessa expressão: não temas, não temais, vem acompanhado de uma promessa:
Js 1-9 “Não te atemorizes, e não tenha medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte por onde fores...
Gn 26,24  “Não temas, porque estou contigo, e abençoar-te-ei e multiplicarei a sua descendência...
JR 42,11  “Não temas, porque estou contigo, para salvar-vos...
IS 41,10 “Não temas, porque estou contigo, não se desespere porque sou teu Deus “
LC 1,13 “Não temas, porque sua oração foi ouvida. Jr 1,8 “Não tenhais medo,,,estou com você p/protege-lo”
Lc 8,50 “Não temas, crê somente e será salvo. Mt 14,27 “Tranquilizai-vos, sou eu, Não tenhais medo!
Você tem lutado contra situações e coisas que querem destruir a sua vida; o desanimo, a solidão, a depressão, as enfermidades, o desemprego e tantas outras, mas quando você pensa em desistir, Ele vem e diz: “Não temais, não vos atemorize, sede fortes e corajosos”
Então não é e não se trata de coragem humana, fundamentada na força física, coragem mental, pensamentos positivos, mas é força é presença de Deus, que vem em auxilio do ser humano.
A dinâmica é confiar, crer em Deus. Deus arranca o medo do coração do ser humano. Nunca vamos nos libertar do medo se contarmos apenas e somente com nossa própria força. Claro, tenho que participar, tenho que fazer a minha parte, mas preciso de alguém forte, que me salva, que me resgata das forças espirituais do mal espalhadas nos ares, que tenha o poder para nos tirar e nos libertar do medo e da tentação.
Amados, quando Deus diz “Não temas” está na verdade dizendo; Creia, confia em mim! Abandone-se em mim. Venha à mim pois eu sou o Senhor teu Deus e portanto posso mudar a sua vida e te trazer segurança. Então é crer e confiar que o Senhor é teu Deus, e que por isso te segura pela mão (vers 13). É ter fé. Para não se deixar abater, para não se deixar abalar, o segredo é confiar, e para confiar é necessário ter fé! Quanto mais tenho confiança em Deus e no que Ele pode fazer, mais percebo que Ele tem o controle de tudo em minha vida. Então tenho de me aproximar dele. Preciso deixar que Ele segure a
Minha mão. Quando estamos seguros na mão de Deus, estamos firmes na mão de Deus, estamos salvos. Como aquela criança que enquanto caminhava no parque, segura na mão do Pai, nada teme porque sabe que seu pai é forte, que sabe que o pai a protege, e nenhum garoto mal ou qualquer coisa poderá vir até ela e lhe fazer mal, porque sabe que o pai a está protegendo.
O que preciso fazer pra segurar na mão de Deus? Segurar na mão de Deus, significa segurar na mão de Jesus, nosso Salvador e Senhor.
Oração: leitura da palavra, para poder tomar posse das promessas, oração do terço, adoração, buscar a Eucaristia na Santa Missa.
Confiar e confessar. Confiar, crer que Jesus é o Senhor, e que pode mudar a situação. Crer e confessar que Jesus é o Salvador da nossa vida. At 4,12 “EM nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devemos ser salvos”
Feche os olhos, entre em clima de oração. Feche a mão e imagine Jesus chegando, e dando a mão pra você. Imagine Jesus segurando a sua mão. Vamos segurando com força, porque sentimos proteção, sentimos amor, carinho. Com uma mão seguramos Jesus, e com a outra seguramos a palavra de Deus, é  suficiente para podermos se livrar, se libertar de todos os medos.
É o que precisamos para caminhar nessa vida e lembre-se de que Maria, nossa mãe está junto, porque onde está Jesus está Maria.
Amados, a mão de Deus é vitoriosa!  Venceu o demônio e os espíritos do Mal. Curou enfermos, deu vista aos cegos, e está estendida em nossa direção, porque nos ama e quer o nosso bem.
Se é assim, então porque ter medo? Se estamos segurando a mão de Deus, porque temer? Segurando a mão de Deus, não devemos ter medo de nada, porque pela fé, no nome de Jesus, nos apropriamos da vitória sobre o pecado, sobre a morte e sobre toda contaminação maligna, que possa estar em nós.
Jesus é a vitória! Jesus é a mão de Deus! A mão de Deus tem nome, esse nome é Jesus.
É confiar, é crer. É só esperar e confiar porque a vitória é certa. Não temas e nem olhes as circunstâncias mesmo que algo ou alguém tente de impedir a sua vitória, não olhe os obstáculos, mantenha seu olha fixo para Jesus, e não pare de lutar. Continue perseverando até o fim, na certeza do cumprimento da promessa, que Ele cumpre, porque é um Deus fiel.
E nesse texto de hoje termina dizendo que graças ao Senhor, nos alegraremos (vers 16). E é isso mesmo! Essa é a certeza. Após lutas e batalhas, quando se tem a participação, a entrega ào Senhor, temos a certeza da vitória e aí é só se alegrar e é só dar glórias ao Santo de Israel. Glórias a ti Senhor! Amém.
Oração:
Qual o seu temor? Qual o seu medo? O que perturba o vosso coração? Porque te confundes e te agitas diante dos teus problemas da vida? Deixe que eu cuide de todos as suas coisas. Entregue a mim, todas as suas coisas,  não escolha quais, não separe nada. Seus medos, suas dificuldades, seus vícios, suas preocupações, dúvidas, decepções, solidão. Eu sei o quanto tem tentado ser forte, tentando segurar suas lagrimas, e sei o quanto é difícil. Teu olhar está vago, tem andado muito preocupado. Ouço teus gemidos, teus soluços. Isso tem partido o meu coração. Tenho zelado muito por você, mas sempre lhe peço para não confiar tanto nas pessoas e nas coisas. É em mim que você tem que confiar. Tentei abrir os seus olhos, mas você me ignorou, preferiu ouvir o mundo. Ei, confia em mim e u lhe darei conforto, paz, tranquilidade, esperança. Confie em mim, não temas, estou contigo. Mesmo que o mundo queira o contrário, mesmo que as pessoas deseje-lhe mal, eu te quero bem. Eu é que te amo verdadeiramente.  Deixe-me ser seu Deus e atuar com liberdade na tua vida. Se abandone confiadamente em mim, porque tenho planos maravilhosos pra você. Repouse em mim e deixe em minhas mãos, o seu presente e o seu futuro. Não tenha medo, não temas. Faço milagres, mudo situações à medida que você crer em mim, que você confia em mim. Quanto á mim, eu já confio você, e te amo, te aprecio, tu és meu, és precioso à meus olhos. Amém.
Espoti - Junho 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!