RECONCILIAÇÃO FAMILIAR


O criador quis que a humanidade vivesse em família, a união de um homem com uma mulher, vivendo uno amor conjugal e gerando filhos nesse amor. Deus nos criou em família, Deus quis nos formar em família. É portanto desejo de Deus que vivamos em família, e que a família seja refúgio de paz, alegria, equilíbrio em meio a angustia, desesperança e confusão tão comum em nosso mundo de hoje.
Deus fez tudo perfeito, tudo em harmonia, e Ele quer a nossa felicidade, a nossa paz, porque Ele nos ama e por isso quer o nosso bem.
E a  maior alegria, a maior felicidade  é colhida, a cada dia, na família. Eu não trocaria por nada toda a vida que vivo e que vivi em meio a meus familiares. A alegria de gerar filhos, educá-los, de formá-los e de conviver com eles, faz a nossa maior felicidade, e isso não tem preço.
Mas essa felicidade, essa harmonia muitas vezes é quebrada em nossa convivência diária, em nossos relacionamentos. A gente quer a paz, a gente vive em busca da paz, mas durante nossa vida podem acontece desentendimentos, discórdias, ofensas, decepções.  Essas coisas afetam nossos relacionamentos com o próximo e consequentemente nosso relacionamento com Deus, e ai acaba a nossa paz e nossa felicidade tão sonhada.
Por isso então devemos buscar a reconciliação, buscar a reaproximação com Deus e com quem desentendemos, porque minha casa deve ser uma extensão do céu. Minha casa não pode ser um lugar de sofrimento, de discórdia, de dor e de mágoa. Por isso tenho que buscar a reconciliação.

RECONCILIAÇÃO COM DEUS.
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”. 2 Cor 5:18
Reconciliar com Deus, e se arrepender das faltas, dos nossos erros, das nossas atitudes, que não estão de acordo com o mandamento de Deus, e portanto fora dos planos de Deus. É se arrepender, reconhecer que falhou, e manter o desejo firme de não mais tornar a cometer esses erros. Reconhecer que somos pecadores, que somos falhos, necessitados da misericórdia de Deus. Reconhecer que Deus é Deus, o criador de todas as coisas, nosso Pai, que nos ama e que nos perdoa. Reconhecer que Jesus é o Salvador, nosso salvador pessoal. Ele tomou sob si as nossas enfermidades. Estavamos em inimizade com Deus, por causa do pecado, e Jesus vem novamente nos reconciliar com Deus.
A partir então dessa reconciliação, dessa reaproximação com Deus, eu começo a tomar posse das graças e da misericórdia que Ele derrama sobre mim e daí poder entrar em comunhão, em reconciliação com a família, ou com quem eu tenha falhado.
Então eu tenho que buscar a reconciliação. Reconciliação é o caminho para a verdadeira paz, e felicidade.  É o restabelecimento de relações. É reu-nir, é um trazer de volta a harmonia perdida. É uma cura da divisão, uma cura da separação.
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou assim também perdoai vós.” Col 3, 13
Reconciliar é perdoar. Perdoar é o caminho da reconciliação.
PERDÃO
Não é novidade para ninguém que a maioria das famílias tem problemas. Jesus contou a história da família na parábola do filho pródigo a qual enfrentou problemas seríssimos. Estes problemas foram provocados pelo filho mais novo, que exigiu de seu pai a sua parte nos bens, LC 15, 11-32. Essa atitude irrefletida do moço, provocou profunda mágoa no coração do Pai, e grande amargura no coração do irmão mais velho. Com certeza esse lar tornou-se um ambiente sombrio, inseguro e infeliz. Só uma coisa podia resolver esse grave problema, o perdão. Com o perdão a paz volta aos corações tristes, com o perdão a reconciliação é efetuada.
Perdão restaura famílias, restaura a paz perdida.
Perdão é cura interior, é nossa renovação interior, e que é realizado por Deus, mas que depende da nossa atitude, da nossa vontade em ser curado, ser restaurado. Perdão é decisão. Tenho que tomar a decisão.
Perdão é a capacidade de olhar o outro com a misericórdia divina, ele liberta, cura e transforma. Perdoar e ser curado não é um ato mágico, mas um processo que exige paciência e perseverança. O perdão é um remédio eficaz que atinge a raiz da mágoa e da culpa, e que nos faz adoecer.
Perdão é um remédio que beneficia primeiro quem dá o perdão, e depois também quem recebe. Perdão é a cura primeiro para mim.
Por isso devo perdoar já, agora, nesse momento. “Não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Ef 4,26.
Não deixe o sol se por enquanto você está zangado. Perdoe, ou perca o sono.
Sabemos que o perdão não é fácil de conceder. É só perguntar quem já foi insultado, ofendido, traído, desprezado. Quem já foi vítima de ódio, boatos, injuria, violência, injustiça. Como se sentiu nessa situação? Como se viu impulsionado a  agir?
Perdão é atitude! Atitude de nossa vontade. Não devo permitir que outros pensamentos venham a minha mente: Ele não merece o perdão. Ele é mau mesmo, merece sofrer. Ele está errado. Ele que errou. Não é justo eu perdoar ele. Não me peça perdão, porque eu não sou Deus para perdoar. Não sinto que deva perdoar. Isso tudo é pensamento do encardido, o pai da mentira, que quer nos desestabilizar, que quer causar desarmonia em nosso lar, em nossa vida.
Devemos ter em mente o que Jesus disse: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará.15.Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.” Mt 6, 14-15
Então é condição, perdoar e ser perdoado. Na oração, que Jesus nos ensinou a rezar para falar direto com o Pai, rezamos dizendo que estamos fazendo isso:” Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”.
Então perdoe, agora, já. Perdão independe se a pessoa aceita ou não. Se está viva ou está morta, se está perto ou se está longe. O importante é você perdoar, é você abrir o coração.
O segredo para perdoar é compreender. Se você esforçar para compreender a pessoa que te feriu que te magoou, se esforçar para compreender as fragilidades, as inseguranças, as relações inconsistentes do outro, você vai acabar entendendo o porquê o outro fez aquilo, e dai vai ser mais fácil perdoar, porque vai perceber a nossa própria limitação, e tomar consciência que também estamos sujeitos a errar, a falhar.
Perdoar é nosso grande desafio. É característica de Deus, que ama em perfeição, que perdoa em todas as situações. O perdão e exigência da caridade de Jesus. Os cristãos, os seguidores de Jesus são chamados a perdoar, sempre, sempre. Quantas vezes? Sete? Setenta e sete diz Jesus: “Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mt 18, 21-22
Setenta vezes sete, é um número infinito, é a quantidade de vezes que devemos perdoar, é perdoar sempre, de coração, até o coração ficar livre de mágoa, e de ressentimento. Mesmo que os erros sejam repetitivos.
Perdoar não é ser fraco, perdoar é para os fortes. Perdoar é superar, é vencer, o ressentimento, a raiva, o ódio, o rancor.
MODELO PARA FAMILIA
-Temos missão de formar família. Os filhos vão conviver com um mundo hostil. Eles tem que aprender a perdoar conosco, pois senão terão dificuldades irremediáveis. Ser modelo para os filhos, é um dos maiores presentes que você pode oferecer a eles.
Perdoar é o caminho da felicidade. É o encontrar a paz, a felicidade, como nos diz o Papa Francisco em uma de suas homilias dominicais: “Perdoar para encontrar misericórdia; este é o caminho que traz paz ao coração e ao mundo.” 
Resumindo: perdoar é amar! É a maior prova de amor no casamento. É essencial para o crescimento e o amadurecimento do relacionamento.
NÃO ADIAR O PERDÃO
Permite que o desejo de perdoar acabe, permite que o coração vá endurecendo, e fechando. Permite a ação do inimigo, que não quer a reconciliação. O tempo passa, os afazeres da vida impedem, atrapalham, e ai acbamos deixando interferências negativas.
NÃO PERDOAR
Não perdoar causa um mal tremendo em nossa vida. Afasta totalmente a minha paz interior, a paz nas famílias, a paz que tanto buscamos. Dificulta nossa intimidade com Deus e nosso relacionamento com a comunidade, com os irmãos e com minha família.
Recusar a perdoar, é torturante demais. É um fardo enorme a carregar. Prende-me com a pessoa não perdoada, justamente aquela que queremos distância. Acabamos caminhando com ela, acabamos dormindo e acordando com ela. Quando não perdoamos nosso coração vai-se enchendo de rancor, ódio e revolta. Aquele que não perdoa adoece, perde a alegria de viver. Acaba carregando sentimentos de vingança, de ódio em praticamente todos os seus atos cotidianos.
Quanto mais perdoamos de coração aos que nos ofenderam, mais facilmente vamos acelerando nosso processo de cura. Já a falta de perdão impede de recebermos a cura, as graças que Deus tem a derramar em nosso meio.
Quando deixamos de perdoar, vão se formando feridas em nosso coração. Essas feridas são causadas por vários motivos:
Rejeição: sentimento de que não somos amados, aceitos, mas rejeitados, desprezados, ignorados. Falta de amor e compreensão do cônjuge, dos pais, dos filhos, filhos que foram abandonados, discriminação racial.
Mágoas: é o ressentimento ou decepção com alguém que nos feriu de alguma forma: traição, ameaças, brigas. A magoa começa pequena (estou chateado) e vai aumentando a medida que o tempo vai passando.
Sentimento de culpa: sente-se culpado por ter cometido algum erro e não perdoa por isso e ai vem o remorso.
Traumas: feridas causadas por abuso sexual, abandono pelos pais, acidentes, cenas chocantes, que aconteceram no passado.
Perdoar é retirar esses espinhos do coração, é curar as feridas interiores que estão morando em nosso coração, talvez há muito tempo e que podem causar sérios riscos a nosso corpo e também a nossa alma como:
DOENÇAS FÍSICAS: ulceras estomacais, gastrites, disfunções intestinais, dores de cabeça, dores lombares, pressão alta, diabetes.
DOENÇAS PSÍQUICAS: depressão, angustia, agressividade, desgosto pela vida, ressentimentos permanentes.
DOENÇAS ESPIRITUAIS: dificuldades de oração, frieza espiritual.
Essas feridas correm muito, doem muito, machucam. Tudo isso traz consequências graves para nossa vida, dai a necessidade de perdoarmos de fato.
COMO PERDOAR? COMO CONSEGUIR PERDOAR?
Vamos conseguir perdoar e dar perdão, a partir do momento que começarmos agir como Jesus agiu. A partir do momento que estivermos com o olhar fixo em Jesus. E a partir do momento que olharmos com ótica de Jesus.
Metodologia de Jesus:
Não julgava, não criticava, como fez com a mulher adultera. Todos a condenaram, Ele não.
Não pedia explicações, sobre o que fez, não quis saber do passado das pessoas, semente amava, e perdoava.
Não questionava os atos, não expunha as pessoas, somente perdoava, como fez com Pedro, que o traiu, por três vezes.
Perdoar, como Jesus perdoou na cruz. “E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” Lc 23,34.
Esse é o maior exemplo de perdão que conhecemos. Jesus perdoou aqueles que o maltrataram, que o humilharam e o crucificaram e, não fez isso porque merecíamos, mas sim por causa do seu grande amor por todos nós.
E por causa dos nossos erros, ele foi, humilhado, maltratado, traído, negado, carregou uma cruz que não era dele e foi pregado nela em nosso lugar. Mesmo assim, ele disse: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23:34)”
Portanto não devemos olhar os erros, as faltas dos outros. Devemos somente perdoar, porque não devemos julgar, somente Deus tem o poder para julgar.
Amados, a busca da reconciliação se dá pela proximidade que temos com Deus. Para isso então devemos buscar Deus em toda e qualquer situação de nossa vida. Buscar Deus nos sacramentos da Igreja, na confissão, na Eucaristia. Buscar ajuda, na Mãe de Jesus, o último grande presente que Jesus deixou para nós e que fala para nós: Fazei tudo o que Ele vos disser”. Buscar ajuda do Espírito Santo, que é o nosso guia, que nos indica o caminho a seguir.
Devemos se deixar guiar pelo grande mandamento que Deus deixou para nós, o mandamento do amor: “Amar a Deus sob todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.” Lc 10,25.
Tenha certeza de uma coisa, em lares onde tem um maior relacionamento com Deus, há sempre maior paciência, há sempre mais perdão, há sempre pessoas mais dispostas a vencer sentimentos maus, são mais positivas, mais apoiadoras.
                                    ORAÇÃO DE CURA PELO PERDÃO 
Senhor Jesus Cristo, peço que eu hoje perdoe a todos na minha vida. Sei que Tu me darás força para perdoar e agradeço-te, pois me amas mais do que amo a mim mesmo e desejas minha felicidade mais ainda do que eu possa fazê-lo.
Senhor, eu me perdoo por ter cometido pecados, faltas e transgressões, Por tudo que é verdadeiramente mau em mim ou por tudo que eu penso de errado, eu realmente me perdôo.
Por quaisquer pesquisas de ocultismo, horóscopos, sessões espíritas, consultas a cartomantes e amuletos. Por ter tomado o teu nome em vão; por não te adorar.

Por magoar meus pais; por embebedar-me; por tomar drogas; por pecados contra minha pureza, por adultério, por abortar; por roubar; por mentir. Eu estou verdadeiramente me perdoando hoje. Graças, Senhor, por tua graça neste momento.
Eu verdadeiramente perdôo MINHA MÃE. Perdôo todas as vezes que ela me magoou, que ela se aborreceu comigo e por todas as vezes também que me castigou. Perdôo todas as vezes que preferiu meus irmãos a mim. Perdôo-a pelas vezes que me disse que eu era burro, feio, ignorante, a pior das crianças ou que eu custava muito à família financeiramente. Pelas vezes que me disse que não fui desejado, ou algo que apenas um acidente, um erro ou algo que ela não esperava. Eu a perdôo.

Eu perdôo MEU PAI. Eu o perdôo pelas vezes em que não esteve a meu lado e por qualquer falta de amor, afeição ou atenção. Eu o perdôo por não me ter dado sua companhia, pelas vezes que bebeu ou discutiu e brigou com minha mãe ou com meus irmãos. Pelas vezes que me castigou severamente, por sua deserção, por se ausentar de casa, por se separar de minha mãe ou por ter aventuras fora do lar.

Eu o perdôo realmente. Senhor, ofereço meu perdão a meus irmãos e irmãs, eu perdôo os que me rejeitaram, mentiram a meu respeito, me odiaram, se aborreceram comigo e competiram pelo amor de meus pais, os que me 
feriram ou fisicamente me maltrataram. Aos que foram muito severos comigo, puniram-me ou tornaram minha vida desagradável de qualquer forma, eu também realmente perdôo.

Senhor, eu perdôo meu marido (minha mulher) por falta de amor, afeição, consideração, sustento,atenção, comunicação, ou por faltas, falhas, fraquezas e outros atos ou palavras que me feriram ou me inquietaram.Senhor, eu perdôo meus filhos por sua falta de respeito, obediência, amor, atenção, apoio, calor humano, compreensão; por seus maus hábitos, por abandonar a igreja e quaisquer outra ações que me tenham perturbado.

Meu Deus, eu perdôo meu genro ou minha nora e outros parentes da família de meu esposo (minha esposa),que trataram meus filhos sem amor ou atenção. Por todas as suas palavras, seus pensamentos, suas ações ou omissões que me magoaram ou causaram dor, eu os perdôo.

Por favor, ajuda-me a 
perdoar meus parentes especialmente meus avós, que possam ter interferido em nossa família, ou tenham sido possessivos em relação a meus pais, que possam ter causado confusão, colocando meus pais um contra o outro.

Jesus, ajuda-me a perder meus colegas de trabalho que são desagradáveis ou tornam minha vida infeliz. Aos que me sobrecarregam com o seu trabalho, falam mal de mim, não cooperam comigo ou tentam ocupar meu lugar, eu realmente os perdôo.

Meus 
vizinhos precisam ser perdoados, Senhor. Por todo barulho, por ter abandonado a propriedade comum, por não prender seus cães que correm pelo meu quintal ou jardim, por não retirar o lixo, prejudicando e estragando a área onde vivemos. Eu os perdôo.
TEXTOS PARA MEDITAÇÃO: 
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mt 18:21-22
E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". Mc 11:25-26
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Col 3:13
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 Jo 1:9
Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.
Mt 6:14-15
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Ef 4:32
"Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês. Atos 13:38
“Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mt 18.21-22
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:43-48)#RECONCILIAÇÃO FAMILIAR.


 ESPOTI - AGOSTO - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!