SEGUIR JESUS...



              
“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”
Mc 8,34
Jesus fez um convite para que o seguissem. Notem que o convite não foi apenas para os seus discípulos, mas foi feito para toda a multidão que o acompanhava.  Foi assim que Jesus também seus discípulos para que o seguisse. Encontrou Felipe e disse: Segue-me
( Jo, 143). Avistou Simão Pedro e André e chamou-o para vir com Ele, e disse: de agora sereis pescadores de homens ( Mc 1,17). Andou mais um pouco chamou Tiago, filho de Zebedeu e João seu irmão. (MC 1,19). Passou na coletoria de impostos, viu Levi, olhou para Ele e disse: Segue-me. ( Mc 2,14). Chamou seus discípulos, como chamou nós um dia para segui-lo.  Segue-me, essa frase ficou na minha mente nestes últimos dias, quando comecei a discorrer sobre esse tema. Seguir Jesus, e fiz-me essa pergunta: Eu sigo Jesus? Eu sigo, to vindo na Igreja, vou ao grupo de oração, faço minhas orações, tomo comunhão. Então eu sigo, e vocês? Também não é verdade!
  Ai começou a pesquisar sobre o  tema, orar sobre esse tema, e numa manhã, despertei do sono, e o Espírito Santo me soprou. Seguir Jesus é agir como ele age, ter atitudes que Ele tem. Ai complicou! Aí ficou difícil não é verdade?  Amados seguir Jesus  é tomar atitudes que Jesus tomou. Jesus mandou perdoar não sete vezes, mas,
Setenta vezes sete, Se te ferirem a face direita dê a esquerda. Fazei o bem aos que te odeiam. Orai pelos que te maltratam. Não julgueis. E aí ainda podemos dizer que seguimos Jesus?
Penso que não sabemos ainda como seguir Jesus. Estamos aprendendo ainda como andar nas pegadas do Mestre Jesus. Estamos em processo, Já que somos imperfeitos.
Penso que o primeiro passo, já foi dado, e se ainda você não fez, que o faço agora. Aceitar o convite para segui-lo, e aceitar o convite é aceitar Jesus na tua vida. É um passo livre. Ele diz: “se alguém quer me seguir..”portanto, é um convite, não é uma imposição, temos liberdade de agir como queremos, temos liberdade de escolha. Somos chamados a seguir do jeito que estamos, com nossas adversidades, só não deixar essas adversidades que tornem obstáculos para segui-lo, por isso diz: renuncie a si mesmo.
Um dia todos nós somos chamados. Recebi o chamado há 10 anos atrás, quando participei com a minha esposa, no EccEncontro de Casais com Cristo.  Um encontro espetacular e maravilhoso, que mudou a minha vida, mudou meu jeito de ver as coisas. E quando você tem esse encontro com Ele, você tem esse desejo de estar com Ele, de permanecer com Ele, de segui-lo. E cada vez que você vai tendo encontros freqüentes com Ele, que pode ser na palavra, na Eucaristia, na oração, através de um irmão ou de uma situação, o desejo de se aproximar mais e mais dele é cada vez maior.
Seguir Jesus, dificuldades...
E seguir Jesus implica e uma decisão, e também um desafio a ser enfrentado no mundo de hoje. As dificuldades vão aparecer a todo instante, e você pode se preparar. Devemos estar atentos para enfrentar a ação do Maligno, pois ele não quer que sigamos Jesus. Então ele vai ficar mandando obstáculos para que desistamos de seguir Jesus. Jesus diz que o mal não vem de Deus, então não preciso dizer a você de onde vem o mal. O Maligno semeia o mal no mundo ( Mt 13, 38-39), ele é o pai da mentira, o enganador dos filhos de Deus, o tentador, e é esperto na arte de seduzir, portanto devemos estar, atentos, vigilantes, resistindo e armando-se com a força do Espírito Santo.
Seguir Jesus, renunciar a si mesmo...
Seguir Jesus exige renuncia. Ele diz: ‘Renuncie a si mesmo..”Renunciar ao egoísmo, ao egocentrismo, que nos impede de fazer a vontade de Deus, já que queremos fazer somente a nossa vontade, e somente satisfazer os nossos desejos. Libertar-se do orgulho, da vaidade que é o inicio dão caminho da vida cristã perfeita.  Resistir as coisas que o mundo oferece: “Entrai pela porta estreita Mt 7, 13-14). Poucos os que aceitam entrar pela porta estreita e pelo caminho apertado, já que o mundo nos oferece insistentemente a porta larga dos desejos sensíveis do corpo e do espírito.
Não devemos desanimar, achar que é impossível seguir Jesus nessas condições, ficar olhando para nossa miséria, para nossa fraqueza. Se for vontade de Deus, e sabemos que é, a nossa salvação, então devemos crer que Ele nos dará as graças de que precisamos.
Seguir Jesus, é tomar a sua cruz...
Para seguir Jesus, é necessário tomar a sua cruz, única, exclusiva.  A cruz era sinônimo de maldição, porém hoje é sinal de salvação. Todo cristão verdadeiro e autentico tem que carregar a cruz. A cruz diária, é tudo que temos e que fazemos: nossa família, nosso trabalho, nossas preocupações, nossa falta de dinheiro, nossa doença, nosso sofrimento.
E a cruz do sofrimento não é fácil. Estamos passando por isso em nossa família. Minha sogra está sofrendo muito com um problema de saúde, grave, e chora muito de dores, dores insuportáveis. A única que aprendemos com a Igreja e com os santos, é que devemos confiar em Jesus nosso salvador e Senhor, e abraçar com fé, na certeza, de que o Senhor está no comando de tudo. A cruz fica um pouco mais suave, se carregarmos por amor a Jesus, confiando nos sábios desígnios de Deus.
Tomar a sua cruz, é assumir compromisso definitivo com Jesus e com o evangelho por Ele anunciado. É arrependimento, é conversão, é abandono ao pecado é entregar-se inteiramente ao Senhor.
Seguir Jesus, o que preciso?
Abrir-se ao chamado: “Ninguém pode vir a mim, se o meu Pai, que me enviou, não o atrair”Jo 6,44. Deus nos chama para Jesus, a salvação. Temos que dar resposta à esse chamado, ficar atento ao chamado.
Fugir da situação do pecado: Quem segue Jesus não anda em pecado. O pecador faz tudo diferente do que pensa e de que como age Jesus. Travar luta diária contra o pecado. É ele que te impede de seguir Jesus. Não é fácil, por que a carne é fraca. O amor à Jesus supera nossa fraqueza e nos torna capazes de vencer o pecado.
Crer, confiar: Jesus é o salvador, o filho de Deus, o Messias. A força que precisamos vem de Deus e não em você. A grande diferença entre os santos e nós, é que eles confiaram plenamente na graça de Deus.
Santidade: ë o caminho para permanecer no Senhor. É oração, é comunhão. Desejo de querer ser santo. “Sede perfeitos, como meu pai é...”(Mt 5,48)
Amar: Quando amamos fazemos tudo pela pessoa. Ame Jesus. Seja grato por tudo o que Ele fez. Amar é o caminho da perfeição cristã. Jesus diz: “Dou-vos um novo mandamento, amai-vos uns aos outros como eu vos amei...nisso sabereis que sois meus discípulos, se amardes uns aos outros”..
Seguir  Jesus,  por quê?
Vamos encontrar o que precisamos. Precisamos de paz, encontramos em Jesus. Precisamos de alegria, felicidade, fraternidade, amor, compaixão, misericórdia, temos em Jesus.
- porque Ele é fonte de água viva, é o caminho a verdade a vida, nos consola, nos conforta.
- porque Ele nos ama
-porque  é manso, humilde de coração, dócil, receptivo.
- considera cada pessoa única, especial
- todos somos iguais, ninguém é melhor ou maior, não importa sua condição social, sua cor, raça.
- compreende nossa fragilidade, insegurança, nossas falhas, e nos perdoa.
- não importa o que fiz, ou deixei de fazer, me acolhe
-trata as nossas feridas, da alma e do coração, é o médico dos médicos.
-ilumina a nossa vida, nosso coração, arranca-nos das trevas do pecado.
- Aquele que o segue, não andarás nas trevas..
Seguir Jesus é...
Trilhar o mesmo caminho que Ele trilhou. Onde Ele for eu vou, o que fizer eu faço, o que falar eu falo. Andar no mesmo caminho, agir e falar, ter atitudes que ele teve. Andar na humildade, na fé, caridade e no amor ao próximo. Seguir Jesus é imitar Jesus. O Papa leão Magno, já disse isso: “DE nada vale trazermos o nome de cristão, se não imitar o Cristo”. S.Paulo  também nos diz: “Sede meus imitadores...”Porque S.Paulo foi um grande imitador e seguidor de Cristo, a ponto de dizer: “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”...Seguir Jesus é imitar Jesus. Temos um modelo a imitar, é só ler os evangelhos e verificar os passos a tomar.
Quem segue Jesus consegue ver a mão de Deus agindo no nosso meio. Quem segue Jesus é nova criatura, toma posse das graças e bênçãos que Deus tem reservado para cada um de nós. Quem segue Jesus, preenche o qualquer vazio existencial, qualquer insatisfação, que atormenta,  a vida dos filhos de Deus.
ORAÇÃO:
Decida-se seguir Jesus definitivamente. Você anda com Jesus na sua vida? O que te impede de você seguir Jesus? O que te aprisiona e você não consegue deixar de largar? Seria seu ego? Vaidade?Orgulho? Egoísmo? Algum vicio? Em quem você se apega? Ou no que você se apega? O que te segura, o que te separa de Cristo? Renuncie a tudo isso! Diga em voz alta, e com firmeza, com certeza: Senhor eu renuncio, ao meu egoísmo, vaidade, orgulho. Renuncio a Satanás e todas as suas obras. Tudo isso me afasta de ti, e eu não quero ficar longe de ti. Que te seguir. Te aceito como meu Senhor e Salvador.
Vem espírito Santo, da-me o conhecimento de quanto sou pecador, e miserável. Da-me o conhecimento de quanto preciso de ti e do teu amor, e da tua misericórdia. Da-me a compreensão de quanto tenho ofendido a Deus. Da-me conhecimento profundo de nós mesmos, de nossas fraquezas de nossas misérias. Dá-nos um coração arrependido. Quero seguir-te Jesus. Me decidi verdadeiramente. Vou seguir-te e não vou voltar mais atrás, porque tu és minha vida, tu és o meu caminho e eu preciso de ti.
Quero te seguir Jesus. Lava-me com teu sangue e purifica-me de toda impureza, e de toda malicia.
Coloca a tua mão sobre:
Meus olhos para que meu olhar seja santo, que ele transborde o teu amor, a tua pureza para que eu possa olhar as pessoas com os teus olhos, amá-las com tu mesmo as ama.
Minha boca, para que eu possa te louvar, de agradecer e também proclamar, te anunciar por onde eu for o teu santo nome.
Minha mente. Toca-me Senhor, para que venha pensamentos do céu em minha mente. Liberta-me dos maus pensamentos, ilumina  minha mente.
Meus ouvidos: Fecha meus ouvidos de mentiras. Abra meus ouvidos para que eu possa te ouvir e te atender melhor.
Meu coração: Toca em mim Senhor. Tenho que rejeitar a impurea, a malicia, maldade, desamor,negativismo.
Como tu me amas, quero amar. Inunda meu coração coma tua paz, alegria, pois quero ser um canal de sua benção. Amém.
Espoti - Maio / 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!